RESPOSTAS SOCIAIS
ESTRUTURA RESIDENCIAL PARA PESSOAS IDOSAS (ERPI)
A ERPI é uma resposta social praticada em equipamento social que dispõe de alojamento coletivo de forma temporária ou permanente, para pessoas idosas com mais de 65 anos, em casos excecionais poderá ser frequentada por pessoas com idade inferior. Na ERPI desenvolvem-se atividades de apoio social e são prestados cuidados de enfermagem, destacando-se os seguintes serviços:
Serviço de refeições;
Cuidados médicos e de enfermagem;
Cuidados de higiene;
Tratamento de roupas;
Acompanhamento a serviços externos de saúde;
Atividades lúdicas.
Esta resposta tem como objetivos principais:
Prestar serviços de forma permanente e de acordo com a condição de cada individuo;
Promover a autoestima;
Desenvolver um processo de envelhecimento ativo;
Facilitar condições que proporcionem a relação intrafamiliar e a própria integração social;
Promover a autonomia.
Esta resposta funciona 24 horas por dia e conta com os seguintes horários para visitas aos idosos diariamente:
11 horas – 12 horas > 14 horas – 17.30 horas
CENTRO DE DIA
No Centro de Dia prestamos serviços como a alimentação, cuidados de higiene pessoal, lavagem e tratamento de roupa, atividades ocupacionais, acompanhamento médico/enfermagem e acompanhamento na aquisição de bens e serviços na comunidade, tendo como principal objetivo melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa, ao nível das necessidades básicas.
O centro de dia funciona das 8 horas às 19 horas.
1. As atividades de animação sociocultural, lúdico-recreativas e ocupacionais promovidas pelo Centro Social e Paroquial de Chãs constam do Plano de Atividades;
2. A organização e desenvolvimento de passeios ou deslocações é da responsabilidade da Direção Técnica;
3. Os passeios poderão ser gratuitos ou ser devida uma comparticipação, devendo tal situação ser previamente informada aos utentes e/ou á família;
4. É sempre necessária a autorização dos familiares ou responsáveis dos utentes, quando estes não sejam hábeis para o fazer, quando são efetuados passeios ou deslocações em grupo
5. Durante os passeios os utentes são sempre acompanhadas por funcionárias da instituição;
6. Os utentes serão sempre contatados para participar em atividades desportivas, culturais e recreativas promovidas por outras instituições da região, ficando o transporte a cargo da Instituição.
7. Os passeios são programados pela Animadora e Diretora Técnica de acordo com o plano de atividades anual, aprovado pela Direção, ou quando se julguem convenientes
1. O serviço de alimentação consiste no fornecimento de Pequeno-almoço, Almoço e Jantar;
2. Os horários das refeições são:
Das 8h às 9h – Pequeno-almoço
Das 12h às 13h – Almoço
Das 18h às 19h – Jantar
3. A ementa semanal é afixada em local visível e adequado, elaborada com o devido cuidado nutricional e adaptada aos utentes desta resposta social;
4. As dietas dos utentes, sempre que prescritas pelo médico, são de cumprimento obrigatório.
1. A medicação administrada ao utente cumpre as respetivas prescrições médicas;
2. O Centro de Dia procurará assegurar que a medicação seja tomada, mesmo nos períodos de noite, feriados e fins-de-semana, sensibilizando para isso os familiares e/ou voluntários.
1. Os cuidados médicos e de enfermagem são da responsabilidade dos familiares e/ou do próprio utente; no entanto, os utentes do Centro de Dia podem sempre utilizar os eventuais cuidados de enfermagem da Instituição, sempre que o desejarem ou quando, no Centro de Saúde, os mesmos não sejam prestados com a urgência necessária;
2. Os utentes desta resposta social são acompanhados a consultas e exames auxiliares de diagnóstico, preferencialmente por familiares;
3. Em caso de urgência, recorre-se aos serviços de saúde disponíveis (Centro de Saúde e Hospital);
O serviço de higiene pessoal baseia-se na prestação de cuidados de higiene corporal e de conforto, nomeadamente o banho assistido, com a periocidade a estabelecer de acordo com as necessidades do utente.
As roupas consideradas neste serviço são as de uso pessoal, de cama e casa de banho, exclusivas do utente.
1. Em relação ao transporte, os clientes de CD que tem necessidade de fazer consultas na Guarda, na mensalidade será calculado o valor acrescido por esse serviço.
2. O Centro Social e Paroquial de Chãs desloca-se com os seus clientes quando necessário. As deslocações realizadas são para realização de tratamentos, consultas e cuidados médicos. Para o Hospital da Guarda, Centro de Saúde de Vila Nova de Foz Côa, Laboratório de análises de Vila Nova de Foz Côa, Hospital de Viseu, Clínica da Misericórdia de Vila Nova de Foz Côa.
Nas situações de dependência que exijam o recurso a ajudas técnicas (fraldas, camas articuladas, cadeiras de rodas, andarilhos e outros) o Centro de Dia pode providenciar o empréstimo, embora este tipo de apoios não esteja incluído no valor da comparticipação, devendo ser informado o utente do valor acrescido deste tipo de ajuda.